Santo André: Câmara instala telefone para surdos e mudos

Um dos poucos telefones públicos para deficientes auditivos e da fala no ABC está instalado na Câmara de Vereadores de Santo André.

Trata-se de um equipamento que permite a conversação através de aparelhos especiais conectados ao telefone de origem e de destino da chamada e também através de uma central de atendimento que permite ao deficiente auditivo ou da fala manter comunicação com uma pessoa sem a mesma deficiência.

A instalação do aparelho marca o lançamento de projeto que possibilita o acesso a todas as pessoas às dependências da Câmara. Hoje, quem se locomove em cadeira de rodas, por exemplo, não consegue chegar ao plenário, tampouco falar na Tribuna da casa.

A vereadora Ivete Garcia (PT), presidente da casa, diz que o projeto de acessibilidade nada mais é que fazer a Câmara cumprir a legislação que determina a facilidade de acesso de qualquer pessoa a prédios públicos.

Ainda em fase de estudo de viabilidade técnica e financeira, além de mudanças arquitetônicas, o projeto prevê acesso a sistemas de comunicação e informações de múltiplas linguagens.