Santo André e Ribeirão Pires somam 6,4 mil vagas nos centros públicos

O CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André dispõe de 5,4 mil vagas a partir da próxima segunda-feira (18/07). Em Ribeirão Pires estão disponíveis mil ofertas de emprego. A maior parte das vagas é oferecida por empresas situadas no ABCD, mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos à região. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing, ajudante de cozinha, auxiliar de limpeza, porteiro, vendedor interno, promotor de vendas, ajudante de carga e descarga de mercadorias, orientador de tráfego, operador de máquinas e motorista de caminhão.
 
Cadastramento presencial e via internet
Com a implantação do sistema Mais Emprego em parceria com o Ministério do Trabalho, tornou-se possível ao público realizar o cadastramento para vagas de trabalho via internet. Basta entrar no site maisemprego.mte.gov.br, acessar a seção dedicada ao trabalhador e preencher ficha de inscrição. Depois, o internauta recebe uma senha com a qual passa a ter acesso às vagas disponíveis de acordo com seu perfil. Caso se interesse por uma das opções, pode imprimir carta de pré-encaminhamento a ser validada presencialmente no CPETR antes do encaminhamento para entrevista em empregador potencial. A validação inclui a confirmação das informações prestadas via internet.        
 
Além disso, é possível se cadastrar presencialmente. Basta levar carteira de trabalho e outro documento de identidade com foto a uma das duas unidades do Centro Público de Santo André: Avenida Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, e Rua Sigma, 300, Vila Mazzei. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 4979-3699 e 4979-3615.
 
Balanço
O CPETR inseriu 3.213 trabalhadores no mercado durante o primeiro semestre de 2011, número 8% superior aos 2.977 inseridos no mesmo período do ano passado. Com esta marca, chega a 14.707 o total de colocados desde janeiro de 2009. Foram 4.956 ao longo do primeiro ano da gestão do prefeito Aidan Ravin e 6.538 em 2010. “Neste ano, ao que tudo indica, devemos superar o saldo do ano passado, que já foi bastante positivo” – destaca Mônica Mandarino, diretora do CPETR, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
 
O balanço semestral mostra ainda que as homologações de seguro-desemprego – serviço executado pelo CPETR na condição de agente autorizado do Ministério do Trabalho – atingiram 3.581 de janeiro a junho deste ano ante 4.973 no mesmo período do ano anterior. O decréscimo sinaliza cenário positivo uma vez que o benefício é sinônimo de demissões. Além disso, o CPETR emitiu 2.937 carteiras de trabalho no primeiro semestre deste ano.      
 
Metas
O crescimento do número de colocações está ligado à recuperação econômica após a crise financeira global, mas é fruto do aperfeiçoamento do setor de captação de vagas junto a empresas do município e da Região. O setor passou por reestruturação baseada no estabelecimento de metas e reforço do quadro de pessoal. Como resultado, o número de vagas ofertadas semanalmente pelo CPETR subiu de 500 no início de 2009 para média superior a cinco mil nas últimas semanas. “Ampliamos em 10 vezes as opções aos trabalhadores” – sintetiza Mônica Mandarino. 
 
Em Ribeirão Pires, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) tem mais de mil vagas de emprego para diversas áreas.  Dessas, 850 são para operador de telemarketing e 150 para ajudante geral.

Os interessados em se cadastrar para as vagas abertas e participar de processos seletivos devem se inscrever no PAT. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4828-9154. Siga também o PAT Ribeirão Pires pelo Twitter –  www.twitter.com/empregorpires

Do ABCD Maior