Santo André: Fábricas negam antecipação de reajuste e revoltam metalúrgicos
A resistência de algumas empresas em Santo André em antecipar o mês de reajuste salarial provocou um clima de revolta entre os metalúrgicos.
A bronca é que Philips, Magneti Marelli, Tupy, Krause, Poliform e TRW, por exemplo, sequer tomaram conhecimento da reivindicação dos companheiros apresentada por abaixo-assinados para cada uma delas.
O coordenador da Regional Santo André, Geovane Correa, explica que os trabalhadores não se conformam em receber o reajuste só em janeiro, conforme prevê o acordo firmado pela turma do racha e a Força Sindical, enquanto que os metalúrgicos da CUT estão com o reajuste no bolso há muito tempo.
Segundo ele, muita gente se sente discriminada por essas empresas ao ver fábricas que reconhecem o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC como representante dos trabalhadores aplicarem o reajuste em agosto ou setembro, conforme a data-base dos metalúrgicos da CUT, como Metal 2, Pirelli, entre outras. Somente a Eluma vai antecipar o reajuste atendendo à reivindicação.
“A situação está mais tensa na TRW Santo André onde o pessoal sairá em coletivas e não receberá o salário corrigido”, afirma Geovane.