Santos Dumont 150 anos: 1º carro do Brasil foi de sua família

O brasileiro que inventou o avião também tinha paixão por automóveis, sendo o responsável por trazer o primeiro do país

Na quinta-feira (20), foi comemorado 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, inventor brasileiro e pai da aviação. Apesar de sua história ser marcada pelas máquinas que voam, o nosso visionário também era amante dos carros. O primeiro automóvel a rodar no Brasil foi trazido pela família Santos Dumont. O carro em questão era um Peugeot Type 3, trazido em 1891.

Alberto Santos Dumont se descrevia como um adepto fervoroso do automóvel. Ele fez questão de estudar a máquinas e suas peças. Isso ajudou na manutenção como também na criação de seus aviões e dirigíveis.

Uma curiosidade sobre o Peugeot de Santos Dumont, é que mesmo sendo o primeiro carro trazido ao Brasil, ele não foi o primeiro a ser emplacado. Essa primazia foi do automóvel de Francisco Matarazzo, quando a placa de identificação passou a ser obrigatória em São Paulo (SP) no ano de 1903.

A capital paulista começou a cobrar um imposto similar ao IPVA no final de 1900. O irmão de Santos Dumont, Henrique, enviou uma petição à prefeitura da cidade pedindo a isenção do tributo. O motivo era a má qualidade das vias, que tornavam os reparos nos automóveis obrigatório após qualquer passeio. Segundo Henrique, o calçamento da cidade prejudicava principalmente os pneus.

Do AutoPapo