São Bernardo anuncia início da construção da Unidade de Pronto Atendimento na Vila São Pedro
A previsão é de que a construção seja finalizada em três meses e esteja em funcionamento em janeiro de 2010
A Prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou na quarta-feira (140) para os moradores da Vila São Pedro o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. A previsão é de que a construção seja finalizada em três meses e esteja em funcionamento em janeiro de 2010.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, fez uma apresentação sobre a unidade para cerca de 120 moradores da Vila São Pedro nesta quarta-feira. Na ocasião, o secretário explicou que a unidade terá atendimento 24 horas e que ficará na Avenida Dom Pedro de Alcântara.
O anúncio das obras na Vila São Pedro dá início ao programa que criará nove UPAs na cidade. O secretário explicou que as unidades a serem instaladas em São Bernardo seguem a política nacional de Atendimento à Urgência e Emergência do governo federal. Chioro disse ainda que as unidades ajudarão a melhorar o atendimento da rede básica de Saúde. “As UPAs serão um serviço entre os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na UBS, o paciente continuará a ter acompanhamento médico”.
A UPA será toda informatizada e atenderá pequenas e médias emergências. Os pacientes com problemas mais graves poderão ficar em dois leitos disponíveis, até que sejam removidos com segurança para um hospital.
Com capacidade para atender cerca de 450 pacientes por dia, a UPA contará com clínica médica, pediatria, laboratório de análises, serviço de raio-X, sala de medicação e nebulização, leito de observação para crianças e adultos, ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de farmácia 24 horas que terá medicamentos gratuitos para os pacientes atendidos no local.
Um outro diferencial será o atendimento feito na chegada do paciente à UPA. Profissionais da Saúde farão um pré-atendimento para definir a prioridade de acordo com a gravidade do caso. “Todos os pacientes passarão pelo processo de acolhimento com classificação de risco, em que o profissional irá conversar, examinar e encaminhar o atendimento. Ninguém vai sair da UPA sem ser atendido”, afirmou o secretário de Saúde de São Bernardo. O investimento total da obra é de cerca de R$ 2,3 milhões, recursos custeados pela Prefeitura e governo federal.
Para a moradora da Vila São Pedro, Iraci Pereira de Souza Cruz, 53 anos, a UPA vai melhorar o atendimento na saúde para toda a região. “A população daqui é muito grande, então quando alguém passa mal tem de ir para o Pronto Socorro Central. Muitas pessoas não têm nem dinheiro para pagar o ônibus e com a unidade no bairro isso não vai mais acontecer”, finalizou.
Da Prefeitura de São Bernardo