São Bernardo anuncia Museu do Trabalhador

Espaço será similar aos museus da Língua Portuguesa e do Futebol


Antigo Mercado Municipal no Centro dará lugar ao Museu do Trabalhador.
Na foto-montagem, a projeção de como o local ficará. Créditos: Escritório responsável pela obra.

O trabalhador e o trabalho ganharão um espaço central em São Bernardo. É que a Prefeitura apresentou na tarde desta quinta-feira, 25, o projeto do Museu do Trabalhador e do Trabalho.

Central, porque o museu será construído de frente ao Paço, num terreno de 10 mil metros quadrados onde funcionava o antigo mercado municipal. Central também porque de acordo com o secretário da Cultura da cidade, Leopoldo Nunes, “o museu resgata uma dívida com quem construiu a história e a cidade”.


Área interna do Museu

O arquiteto responsável pela construção, Marcelo Ferraz, afirmou que não será um espaço para guardar acervos, mas segue tendências como os museus paulistas da Língua Portuguesa e o do Futebol . “Será um artefato de comunicação, que reunirá tecnologia para mostrar a história, o presente e o futuro”, anuncia.

O prefeito Luiz Marinho afirmou que o projeto entra agora em licitação com previsão para abril do início das obras e conclusão um ano após. O custo total será de R$ 18 milhões, sendo 14,4 milhões do Ministério da Cultura e o restante da cidade.

Da Redação