São Bernardo comemora pela primeira vez o 20 de novembro com grande show no Paço Municipal
A efetivação do feriado significa o cumprimento de mais uma promessa feita durante a campanha pelo prefeito Luiz Marinho
A Prefeitura de São Bernardo do Campo preparou diversas atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que será comemorado nesta sexta-feira (20/11). O ponto alto do evento serão os shows de atrações como Afro-X, Monarco da Portela e Chico César, na esplanada do Paço Municipal, que devem contar com a presença de cerca de 10 mil pessoas.
As apresentações iniciam às 9h com a atividade Águas de São Bernardo, na escadaria da Igreja Matriz. Em seguida, lideranças de comunidades, representantes do Movimento Negro e grupos de cultura popular como a Congada do Parque São Bernardo e o Samba Lenço de Mauá seguirão em caminhada até o Paço Municipal para o grande show que deve se estender até o final da noite.
Na abertura dos shows, às 13h, haverá a apresentação do hino da Negritude pelos jovens da Fundação Criança, embalados por um arranjo irreverente e criativo ao som de instrumentos de percussão.
O público ainda poderá conferir as raízes do samba brasileiro com as apresentações de Monarco da Portela e o grupo Candeeiro. As manifestações do hip-hop e seus derivados ganham voz com o projeto Coletivo Zumaluma, uma junção de três grandes grupos que buscam demonstrar a realidade em suas letras e canções.
O evento será fechado com o show do cantor e compositor Chico César, que apresentará seu novo trabalho “Francisco Forró e Frevo”, uma mistura de elementos que compõem festas brasileiras como o Carnaval e a festa junina, demonstrando um pouquinho do tempero brasileiro.
Estrutura – Para a segurança do evento, o local contará com 50 homens da Policia Militar e 30 da Guarda Civil Municipal. No Paço Municipal, uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ficará de plantão até o término das apresentações. A estrutura também contará com 20 banheiros químicos localizados em pontos estratégicos.
Da Prefeitura de São Bernardo