São Bernardo dará graduação em Pedagogia aos professores da rede municipal

A Secretaria de Educação concluirá, até o dia 8 de maio, o levantamento do número de professores que ainda não possuem curso superior na área

A Prefeitura de São Bernardo do Campo vai proporcionar a graduação em Pedagogia aos professores da rede municipal de ensino que ainda não tem curso superior na área. Para tanto, a Secretaria de Educação e Cultura deu início, nesta quarta-feira (22), ao levantamento do número de professores que se encontram nesta condição. A pesquisa será feita por meio de envio de comunicado na rede interna e os professores poderão se manifestar até 8 de maio.

De acordo com a Secretaria, a proposta é financiar integralmente o curso de Pedagogia em regime especial, por meio de convênio com universidade. “Nosso objetivo é possibilitar a graduação para o maior número possível de professores”, afirma a Secretária de Educação e Cultura, Cleuza Repulho.

Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo conta com um total de 4.105 professores no quadro de funcionários, sendo 930 substitutos, mas não há uma previsão de quantos não possuem o curso de Pedagogia, que ainda não é obrigatório para o exercício da profissão. “A Prefeitura não pode fixar a graduação em Pedagogia como pré-requisito no ingresso no cargo, no entanto, já existe uma discussão no Ministério da Educação sobre o estabelecimento de prazos para cumprimento desse objetivo, previsto na Lei de Diretrizes e Bases na Educação nº. 9394/96”, explica a secretária de Educação.

Ainda segundo Cleuza Repulho, “ao promover a graduação dos professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Bernardo não apenas se antecipa ao cumprimento da lei, mas, principalmente, viabiliza a melhoria da qualidade de ensino na cidade”.

Da Prefeitura de São Bernardo