São Bernardo descentraliza e diminui tempo de atendimento do SAMU

Agora, o município conta com duas novas bases, localizadas nos prontos-socorros do Baeta Neves e do Alvarenga

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Bernardo passou a ser descentralizado a partir de segunda-feira (19). Agora, o município conta com duas novas bases, localizadas nos prontos-socorros do Baeta Neves e do Alvarenga. Com a mudança, o tempo de atendimento nesses locais diminui, passando de dez para seis minutos.

Para o coordenador dos Prontos-Socorros e Prontos Atendimentos Periféricos, Carlos Antonio Fadel, a principal vantagem da descentralização é a agilidade no pronto atendimento. “Quanto mais rápido você chegar ao paciente, menores são as chances de mortalidade ou morbidade (sequelas). Quanto mais ágil o atendimento, melhor para a população”, afirmou.

A cidade conta com dez ambulâncias de atendimento básico e duas de atendimento avançado (UTI). Antes dessa implantação, todas as 12 unidades móveis que atendem o município partiam do Pronto-Socorro Central. Só na primeira quinzena de janeiro, o SAMU atendeu 1.170 chamadas.

Segundo Fadel, o objetivo é criar seis novas bases, sendo que a próxima, já em estágio de implantação, será no Riacho Grande.

Atendimento – O SAMU é acionado somente pelo número 192. Todas as ligações são gravadas e o atendimento é feito por telefonistas que encaminham a chamada ao médico ou para a saída da ambulância. É importante passar o maior número possível de informação ao atendente, como o endereço correto, idade e o estado em que se encontra o paciente.

Serviço:
Unidades que já atendem com o SAMU:
Pronto-Socorro Central – Rua Secondo Mondolin, 499 – Centro.
Pronto-Socorro Baeta Neves – Rua Giacinto Tognato, 1100.
Pronto-Socorro do Alvarenga – Estrada dos Alvarengas, 1099.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Bernardo do Campo