São Bernardo é exemplo de inovação, aponta secretário
Publicação lançada nesta sexta-feira destaca vocação inovadora do município; premiação de empresas acontece em 2011
“A Região e especialmente São Bernardo são exemplos de inovação. Nossas indústrias e também as universidades atuam constantemente no desenvolvimento de novos produtos e também de novas tecnologias”. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição, durante o lançamento o livro “São Bernardo do Campo, Território de Inovação”, realizado nesta sexta-feira, no município.
Para o secretário, a inovação não vem só do setor industrial. “Um dos destaques da nossa cidade foi à criação do Plano Plurianual, programa batizado de PPA Participativo que teve como objetivo consultar a população para confecção do projeto, indica.
Durante o evento, Jefferson anunciou a realização do Prêmio Municipal de Inovação de São Bernardo que será entregue no dia 19 de outubro do ano que vem. O evento premiará iniciativas em duas categorias: pequenas e médias empresas. A expectativa é que nos próximos anos o número de categorias cresça.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior, Miguel Jorge, participou do evento e reforçou a ideia de que São Bernardo é uma cidade inovadora. De acordo com o ministro, que já foi vice-presidente de assuntos corporativos da Autolatina e da Volkswagen, o lançamento do livro e o anúncio da premiação reforçam esta teoria.
A publicação lançada na Pinacoteca de São Bernardo possui artigos de representantes empresariais, da Prefeitura, de sindicatos, das universidades e de instituições regionais, foi patrocinada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e contou ainda com o apoio da Editora ABCD MAIOR.
A Prefeitura deve divulgar o periódico nos seus principais eventos. O público que tiver interesse em conhecer a publicação poderá fazer a solicitação diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo
Para o reitor da Universidade Metodista de São Paulo, Márcio de Moraes, participar de uma publicação como essa é extremamente positivo. “É um reconhecimento para nós. A Metodista foi a primeira instituição a oferecer ensino superior na Região e desde então contribui ativamente para a criação de inovações”, pontuou.
Já o reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC), Hélio Waldman, destacou que a confecção do periódico certamente servirá de exemplo para muitas cidades. “O livro possui um material diferenciado e também de muita qualidade. Estar presente nesta publicação reflete que a UFABC possui um papel importante na Região”, ponderou.
O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge e dirigentes acadêmicos, empresários, sindicatos e também da sociedade civil organizada.
Do ABCD Maior