São Bernardo implanta sistema de auditoria em parceria com Ministério da Saúde
Iniciativa vai proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços e a transparência na aplicação dos recursos na área da Saúde
A Prefeitura de São Bernardo do Campo está firmando parceria com o Ministério da Saúde para a implantação de um sistema de auditoria em Saúde. Nesta quarta-feira (29), o secretário de Saúde, Arthur Chioro, esteve reunido com o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Luís Carlos Bolzan, para discutir a preparação do município para receber o sistema.
A iniciativa teve origem após a visita do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, ao prefeito Luiz Marinho, quando foi discutida a adesão do município à política do Participa SUS, que desenvolve ações nas áreas de ouvidoria, monitoramento e avaliação, gestão participativa e auditoria.
Segundo Chioro, a implantação do sistema de auditoria está de acordo com o compromisso assumido pela Administração e pelo Conselho Municipal de Saúde, em dar transparência e eficiência ao sistema de Saúde do município. “É inexplicável um município do porte de São Bernardo não contar até o momento com uma estrutura de auditoria à altura das suas necessidades. Essa parceria vai representar a melhoria da qualidade dos serviços de Saúde e a garantia na transparência da aplicação dos recursos”, ressaltou.
Para o diretor do Denasus, a iniciativa demonstra o interesse da Administração Municipal em qualificar os instrumentos de controle do Sistema Único de Saúde. O objetivo, segundo ele, é oferecer um instrumento de inteligência para a gestão do SUS no município. “Vamos preparar a gestão para o controle de procedimentos em saúde realizados pelos prestadores de serviços, proporcionando, inclusive, redução de custos”, explica Bolzan.
Esse preparo será feito por meio de duas ações básicas. A primeira é a estruturação da auditoria com o envio, pelo Ministério da Saúde, de equipamentos de informática. A outra é a qualificação dos servidores, que passarão por uma especialização em Saúde Coletiva para Auditores do SUS. De acordo com Bolzan, “na medida em que o município for compondo sua equipe de auditoria em Saúde, serão propostas ações conjuntas a serem desenvolvidas com o Denasus.”
Da Prefeitura de São Bernardo