São Bernardo inaugura o Galpão Cultural

Espaço promove a vivência através da arte e da cultura com crianças e adolescentes

Foi inaugurado nesta quarta-feira (13/04), o Núcleo de Arte, Cultura e Cidadania – Galpão Cultural. O novo espaço tem objetivo de promover o protagonismo infanto-juvenil, o desenvolvimento de potencialidades e a vivência através da arte e da cultura. “O Galpão proporciona uma formação cidadã e a garantia de participação nas políticas públicas para a infância e juventude. Com isso, evitamos que as crianças fiquem nas ruas”, destacou o vice-prefeito e secretário de Cultura, Frank Aguiar, presente à inaguração.

O Galpão Cultural funciona na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Bairro Assunção, já tem a freqüência de aproximadamente 90 crianças e adolescentes.

No Galpão cultural as atividades serão divididas em diversos núcleos: street dance, cine cidadania, teatro, circo, capoeira, judô, basquete, futsal, artes plásticas, cenografia, elaboração de figurino, modalidades esportivas (iniciação) e o projeto Contando História.

Situação de risco
De acordo com o presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, o espaço é destinado ao atendimento a adolescentes do município, principalmente àqueles em situação de risco e vulnerabilidade social. “É um espaço de convivência e fortalecimento de vínculo com atividades socioeducativas nas áreas de arte, esporte e cultura, proporcionando a formação e participação cidadã”, destaca.

Durante o evento, que contou com diversas atrações culturais, artísticas e atividades recreativas também foi realizado um ato ecumênico em defesa da vida e em memória das crianças vítimas da violência na Escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro.

O Galpão Cultural conta com apoio da Fundação Salvador Arena, da empresa Scania e a Associação Judo Gulô.

Inscrições 
As inscrições estão abertas para todas as oficinas, entre elas, street dance, cine cidadania, teatro, circo, capoeira, judô, basquete, futsal, artes plásticas, cenografia, elaboração de figurino e o projeto Contando História. Os alunos devem ter de 12 a 18 anos e comparecer com documento de identidade e um acompanhante responsável no momento da inscrição (para os menores de idade).

Os interessados podem realizar as inscrições das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Galpão Cultural, na Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente (Rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção). As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4109-9656, ou por e-mail: galpaocultural@fundacaocrianca.org.br.

Do ABCD Maior