São Bernardo inaugura Parque dos Direitos da Criança com a presença do presidente Lula

O espaço, que recebe o nome da mãe do presidente, integrará em um único endereço o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município

Iniciativa pioneira no Brasil, o parque Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo “Eurídice Ferreira de Mello – Dona Lindu”, no Bairro Assunção, será inaugurado no próximo sábado (28/11) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do prefeito do município Luiz Marinho. O espaço, que recebe o nome da mãe do presidente, integrará em um único endereço o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

O local de 36 mil metros quadrados consumiu investimento de R$ 4,3 milhões para transformar a área em sede administrativa da Fundação Criança e de um centro de referência para crianças e jovens. O presidente da instituição Ariel de Castro Alves afirmou que a Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente vai agregar em um só lugar uma série de projetos desenvolvidos pela Administração em prol dessa faixa etária.

“Na área da infância e da juventude é fundamental ter uma rede de atendimento que ofereça uma integração operacional entre todos os programas e órgãos que atuam na defesa, proteção e promoção desse público-alvo. Vamos inaugurar a primeira fase, que consiste na sede onde as diretorias vão estar integradas no mesmo espaço, bem como todos os programas, gerências e coordenadores”, afirma.

Em outro prédio funcionarão as salas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e das 78 entidades que fazem parte da Rede Criança Prioridade 1, composta por entidades da sociedade civil e pelas secretarias do governo municipal.

Segundo o presidente, haverá ainda um centro de formação para os profissionais responsáveis por garantir os direitos dos jovens, um centro de referência da criança e do adolescente, biblioteca, teatro de arena, auditório, casa ecológica, horta comunitária, playground, campo de futebol e quadras poliesportivas, além de espaços de cultura, esporte e lazer. Todos esses espaços poderão ser melhor explorados por meio de parcerias com outras secretarias.

Para a segunda fase, está previsto um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil, um Núcleo de Atendimento Integrado à Criança e Adolescente com uma Vara da Infância e Juventude, Promotoria da Infância, a delegacia especializada e um Núcleo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O presidente da Fundação Criança Ariel de Castro Alves destaca que o complexo será um endereço para atividades, formação e apresentações dos jovens atendidos pelos programas em andamento. “Também promoveremos palestras, aulas e seminários sobre os direitos da criança e do adolescente para jovens que não são assistidos pelos nossos programas, mas têm interesse em conhecer esses serviços”, completou. Ele explica que a instituição atende em média perto de 3 mil crianças, adolescentes, jovens e familiares. A perspectiva é que esse número aumente.

A inauguração do parque Cidade dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Bernardo do Campo “Eurídice Ferreira de Mello – Dona Lindu”, contará com a participação dos protagonistas do projeto, adolescentes atendidos pela Fundação Criança que farão apresentações artísticas.

Homenageada – Dona Lindu, que empresta o nome ao complexo, morreu em 1980 aos 65 anos devido a um câncer de útero. Retirante nordestina natural de Pernambuco, criou oito filhos, entre eles o presidente Lula. Ela viveu durante muitos anos no Bairro Paulicéia, em São Bernardo.

Após a inauguração, o presidente da república tem outro compromisso: o lançamento do filme Lula, o Filho do Brasil, às 19h no Pavilhão de Exposições Vera Cruz. O filme é inspirado na trajetória do chefe da Nação, é estrelado pela atriz Glória Pires, e tem a direção do cineasta Fábio Barreto.

Da Prefeitura de São Bernardo