São Bernardo lança Censo Terceiro Setor
O objetivo é dar embasamento para a criação de ações e construção de parcerias entre poder público, iniciativa privada e organizações. não-governamentais
O prefeito de São Bernardo do Campo participou do lançamento do Censo do Terceiro Setor na sexta-feira (28), no Teatro Salvador Arena. O projeto, pioneiro no Estado de São Paulo, foi realizado por meio de parceria entre a Prefeitura, Fundação Salvador Arena, Fundação Getúlio Vargas e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) São Bernardo e identifica cerca de 1.000 entidades assistenciais. O objetivo é dar embasamento para a criação de ações e construção de parcerias entre poder público, iniciativa privada e organizações. não-governamentais.
Para o chefe do Executivo, a realização do censo enriquece ainda mais a cidade, pois valoriza a região do ABC, que mais uma vez sai na frente com um projeto que ajuda desenvolvimento do terceiro setor, tornando-se referência para as demais regiões. “Conseguimos reunir um conjunto de informações impressionante. A partir disso podemos melhorar o trabalho do terceiro setor em nossa cidade e, desta forma, torná-lo referência na região e no país”, afirmou.
O prefeito ressaltou que este trabalho, que está apenas começando, deve ser um agente multiplicador e auxiliar no cumprimento das tarefas sociais da população. “Precisamos liquidar a dívida social na qual milhares de famílias se encontram, e creio que este trabalho seguramente contribuirá muito para isso”, completou.
Ao descrever a importância do terceiro setor, o professor Luiz Carlos Merege, responsável pela pesquisa do censo, disse que hoje as concepções de sociedade e as maneiras com que as políticas públicas vão sendo aplicadas podem ter saldos mais positivos. “Hoje o terceiro setor é reconhecido por todos. Esta nova forma de se fazer política pública, incluindo os três setores, se constitui na grande força que a sociedade contemporânea tem para eliminar as injustiças sociais.”
O mapeamento foi realizado com órgãos formais e informais, desde clubes de bairros, grupo de caridades, sindicatos e igrejas com atividades sociais. A metodologia foi baseada na usada pela ONU (Organização das Nações Unidas), para ser aplicada nos países membros permitindo a inclusão do terceiro setor no mapa econômico mundial.
A divulgação do censo será feita por meio de relatórios analíticos do terceiro setor, com o estudo econômico mostrando a importância das organizações para a cidade e um guia das entidades com sua missão e telefones para contato. Os dados também poderão ser encontrados nos sites da Prefeitura de São Bernardo e da demais organizações que irão disponibilizar o material, propiciando um acesso mais fácil e para que as entidades se conheçam e estabeleçam parcerias.
Da Prefeitura de São Bernardo