São Bernardo pretende vacinar 54.829 crianças de zero a 5 anos contra a paralisia infantil
A vacina é a única maneira de o vírus não ser reintroduzido no País, já que no Brasil a paralisia infantil está erradicada e o registro do último caso confirmado foi em 1989
A Prefeitura de São Bernardo do Campo participará no sábado (20) da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. O município tem como meta vacinar 54.829 crianças de zero a 5 anos, o que corresponde a 95% dessa faixa etária. A vacinação visa garantir a erradicação da poliomielite no Brasil.
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças para serem vacinadas, mesmo que já tenham tomado as doses de rotina. “Algumas crianças podem não estar imunizadas e com estas doses adicionais podem se precaver contra a doença”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cândida Kirschbaum.
A vacina é a única maneira de o vírus não ser reintroduzido no País, já que no Brasil a paralisia infantil está erradicada e o registro do último caso confirmado foi em 1989. O vírus da pólio ainda circula em países da África e Ásia. A poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. Os efeitos colaterais da vacina são extremamente raros.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação das crianças nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, ou nos 21 postos volantes que atenderão em horários diferenciados. A Secretaria de Saúde de São Bernardo irá verificar se não há nenhuma vacina em atraso, aplicando doses como difteria, tétano, coqueluche, difteria, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4128-7744.
Da Prefeitura de São Bernardo