São Bernardo prorroga campanha de vacinação contra a paralisia infantil até sexta-feira

A equipe da Vigilância Epidemiológica alerta que todas as crianças devem ser vacinadas, mesmo aquelas que já tomaram a primeira dose em junho deste ano e estão com as outras vacinas atualizadas

A Prefeitura de São Bernardo do Campo prorrogou até sexta-feira (25) a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) para crianças de até 4 anos e 11 meses. O número de crianças vacinadas no sábado (19), dia nacional de vacinação, foi de 46.882, o equivalente a 80.63%, quantidade que não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde, de 95% da população infantil, o que corresponde a 55.238 crianças.

A equipe da Vigilância Epidemiológica alerta que todas as crianças devem ser vacinadas, mesmo aquelas que já tomaram a primeira dose em junho deste ano e estão com as outras vacinas atualizadas.

A vacina é a única maneira de o vírus não ser reintroduzido no País, já que no Brasil a paralisia infantil está erradicada e o registro do último caso confirmado foi em 1989. A poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia.

Por isso, até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão vacinando as crianças contra a paralisia infantil, das 8h às 17h.

É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação das crianças, pois a Secretaria da Saúde verificará se não há nenhuma vacina em atraso, aplicando doses como contra difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4128-7744.

Da Prefeitura de São Bernardo