São Bernardo quer investir em tecnologia e pesquisa para alavancar a economia da cidade
Serviços nos setores de desenvolvimento e pesquisa, marketing e logística formarão um dos pontos estratégicos da atual gestão, voltados ao desenvolvimento econômico da indústria
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo pretende investir nas áreas de tecnologia e pesquisa voltadas à área industrial do município. Serviços nos setores de desenvolvimento e pesquisa, marketing e logística formarão um dos pontos estratégicos da atual gestão, voltados ao desenvolvimento econômico da indústria.
O objetivo da secretaria é criar, de forma prioritária, uma rede de aproximação com o setor industrial, algo que atualmente não existe. Precisamos pensar na indústria a partir da área da inovação e da tecnologia. As medidas, além de combaterem a crise, fortalecerão o parque industrial de São Bernardo.
O projeto também prevê parcerias com universidades da região para trabalhar com o setor de pesquisas. “A meta é fazer parcerias com instituições de ensino, mas prioritariamente com as Fatecs (Faculdade de Tecnologia), em especial a ETE Lauro Gomes. Uma parceria com o Governo do Estado para a criação de um parque tecnológico na cidade também faz parte dos planos.
Outro assunto em pauta nos projetos da secretaria é a questão da infra-estrutura da cidade. A construção de um porto seco (parte do Plano de Governo da nova administração) é uma das metas traçadas pela Administração Municipal. A proximidade com o Porto de Santos e a Capital são trunfos para a construção do local. A construção desse local seria ideal para alavancar a economia e melhorar a logística.
Com a tomada dessas medidas, a previsão é atrair novos empregos no município e, principalmente, manter firme a estrutura de indústria atual diante da crise.
Crise
A crise econômica mundial tem sido discutida diariamente entre o primeiro escalão do governo municipal. São Bernardo, centrada nos setores do crédito e da exportação, teve corte de 2.315 empregos entre novembro e dezembro. Em contrapartida, houve a expansão de 250 postos no mesmo período.
Com os números, considerados pequenos se comparados com o tamanho do setor industrial do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo deve adotar uma série de medidas de combate à crise. Está em estudos o apoio ao cooperativismo, o empreendedorismo, uma política de qualificação profissional e, se a crise se agravar, algum tipo de ajuda aos desempregados.
Da Prefeitura de São Bernardo do Campo