São Bernardo retoma convênio com MOVA

Poder público havia abandonado o Movimento em 2003


Francisco Duarte de Lima, o Alemão, coordenador do MOVA-ABC e diretor do Sindicato
Foto: Rossana Lana / SMABC

A Prefeitura de São Bernardo retomou convênio com o Movimento de Alfabetização do ABC (MOVA-ABC) e a cidade ganhou 22 novas salas, ampliando o atendimento para 42 salas. Aula inaugural ocorreu na noite de terça-feira na Sede do Sindicato.

O poder público local havia abandonado o Movimento em 2003 e, desde então, ele se manteve por meio das parcerias com empresas e entidades. Para o prefeito Luiz Marinho, a alfabetização de jovens e adultos é uma obrigação da Prefeitura. “É um direito legítimo da população e assumo o compromisso com vocês de manter esse acesso aberto”, disse ele para as cerca de 400 pessoas presentes no evento, entre alunos e educadores.

Para o coordenador do MOVA-ABC, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, diretor executivo do nosso Sindicato, com o convênio mais recursos serão canalizados para a expansão das salas em outras cidades da região. Hoje são 10. “Uma novidade é que teremos três salas do MOVA Digital, para oferecer o primeiro contato de educadores e alunos com o computador”, anunciou. As salas serão patrocinadas pela Escola ARPS, que mantém convênio com o Sindicato.

Exclusão da exclusão
A chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura, Adriana Pereira, estima que 5% da população da cidade, por volta de 40 mil pessoas, não saiba ler nem escrever. “Essa é a faixa da população na qual o analfabetismo é mais difícil de superado, por ser a excluída da exclusão”, explicou ela para justificar a importância do convênio. “O MOVA tem essa capacidade de chegar nessas pessoas”.