São Bernardo reúne duas mil pessoas em caminhada pelo Dia Internacional da Mulher
Prefeito anunciou a criação da Assessoria de Políticas para as Mulheres e Questão de Gênero
Cerca de duas mil pessoas participaram, no sábado (07), da Caminhada da Inclusão – Mulheres na Construção da São Bernardo de Todos. O ato, realizado pela Prefeitura de São Bernardo com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, CUT e grupos de mulheres da cidade, foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março. A concentração aconteceu em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, de onde o público seguiu pela Rua Marechal Deodoro com destino ao começo da Rua Santa Filomena, conduzido pelo ritmo alegre e compassado do grupo afro Ilú Obá de Mim.
No evento, o prefeito Luiz Marinho ressaltou a importância da homenagem às mulheres, dizendo que um governo que tem inclusão como principal bandeira não pode ignorar esta data. O prefeito também anunciou a criação da Assessoria de Políticas para as Mulheres e Questão de Gênero, que ficará sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. “Não podemos ficar só no discurso. Precisamos desenvolver projetos que ampliem a participação efetiva das mulheres e garantam seus direitos e a diminuição da desigualdade”, completou.
Como parte desse objetivo, o prefeito citou duas ações que vão beneficiar as mulheres da cidade. Uma delas é o cadastro das creches, que possibilitará um levantamento do real déficit de vagas e dará subsídios para um plano de construção de creches nos locais de maior demanda. “Não posso aceitar que as mulheres que trabalham fora não tenham uma creche onde possam deixar seus filhos”, disse. A outra ação é a introdução das plenárias do Plano Plurianual Participativo. “Teremos 29 plenárias acontecendo para discutir o orçamento dos quatro anos de governo. Isso também refletirá no benefício às mulheres, quando os diversos problemas da cidade como Educação, Saúde e Habitação, forem resolvidos”, concluiu.
A ação contou com a participação de diversas autoridades, como o deputado estadual Alex Manente, a deputada estadual Ana do Carmo e os deputados federais José Genuíno e Vicente Paulo da Silva. “Esse evento é para reforçar a necessidade de unirmos forças e nos organizarmos, pois é inaceitável que uma cidade como São Bernardo não tenha elegido nenhuma mulher para vereadora”, observou a deputada Ana do Carmo, destacando a atitude coerente do prefeito, que inclui a política de valorização da mulher em seu governo nomeando seis mulheres para comandar as secretarias estratégicas da Prefeitura. As secretarias são a de Transportes e Vias Públicas, Habitação, Planejamento Urbano, Educação, Chefia de Gabinete e Planejamento e Orçamento Participativo.
A responsável pela Assessoria de Políticas para as Mulheres e Questão de Gênero, Dulce Xavier, falou que uma das metas do atual governo é eliminar todas as formas de desigualdade entre homens e mulheres. “São Bernardo não será a mesma depois de hoje. Estamos começando uma nova etapa, que prioriza a realização de políticas públicas para superar essas desigualdades”, disse.
A dona de casa Vitória Correia, que participou da caminhada acompanhada do marido, disse que acha importante eventos como esse, que estimulam a participação da sociedade na questão da mulher. “É preciso que haja uma lei mais severa para combater a violência contra a mulher, que ainda é muito comum, mas a população também precisa se unir mais e denunciar as agressões”, afirmou. Seu marido, o pedreiro Gerselino de Souza, concorda com a mulher e acrescenta que a mídia deveria falar mais sobre o tema, pois ajudaria a fortalecer a luta.
Da Prefeitura de São Bernardo