São Bernardo será a primeira cidade do Estado a receber o programa ‘Território de Paz’

Projeto do governo federal será implantado na região do Alvarenga com ações preventivas de combate à violência

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, recebeu na sexta-feira (14) o chefe de gabinete do Ministério da Justiça, Ronaldo Teixeira da Silva, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Benedito Mariano, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Ricardo Beltrão, e o presidente da Fundação Criança, Ariel de Castro Alves, para a discussão de ações de segurança no município.

Após o encontro, ficou definido que o município receberá o programa Território de Paz, que reúne em uma região o conjunto de ações preventivas de combate à violência do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), incluindo atividades culturais e esportivas que envolvam adolescentes e mulheres, além de mobilizações policiais nos bairros.

“O fato de o prefeito Marinho receber o projeto é um ato importante porque mostra como ele está engajado para garantir a segurança da população. É uma oportunidade que São Bernardo não poderia perder”, disse Ronaldo Teixeira da Silva. O chefe de gabinete do ministro Tarso Genro garantiu que mais de 70% das cidades que receberam o programa tiveram melhora nos índices de criminalidade. “Há uma melhora considerável na sensação de segurança”, garantiu.

Além do Alvarenga, os bairros Cooperativa e Montanhão também deverão receber o Território de Paz. São Bernardo será a primeira cidade do Estado a receber o projeto. Ao todo, outros oito estados possuem o programa: Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, Acre e Distrito Federal.

O comandante da GCM disse que a escolha pelo Alvarenga como primeiro local a receber o programa foi feita de acordo com os bairros indicados pelo município para o Pronasci na gestão anterior. “No Alvarenga nós já temos várias intervenções sociais de outras secretarias, para criar uma sensação nova de segurança para a população”, disse.

A região do Alvarenga já possui garantidos outros projetos do Pronasci, como o Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo), que atua com adolescentes egressos do sistema de internação ou em situação de vulnerabilidade social, e o Mulheres da Paz, em que mulheres fazem o acompanhamento de jovens dos bairros periféricos. Fundação Criança e Sedesc atuam, respectivamente, no Protejo e Mulheres da Paz na cidade.

O comandante da GCM afirmou ainda que a próxima reunião do Gabinete e Gestão Integrada Municipal, presidida pelo prefeito, terá como prioridade a discussão da chegada do Território de Paz à cidade. A previsão é de que o programa esteja em funcionamento até o fim do ano.

Da Prefeitura de São Bernardo