São Bernardo tem 785 vagas na área de construção civil para pessoas do Bolsa Família
O curso tem carga horária de 220 horas, sendo o primeiro módulo de 80 horas com aulas de cidadania e serviços de pintor, eletricista, encanador, gesseiro e azulejista
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq), programa do Ministério do Trabalho e Emprego. Ao todo são 785 vagas para curso profissionalizante na área de construção civil, destinadas às pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
O curso tem carga horária de 220 horas, sendo o primeiro módulo de 80 horas com aulas de cidadania e serviços de pintor, eletricista, encanador, gesseiro e azulejista. O segundo módulo tem 120 horas e possui aulas práticas e específicas para a área escolhida. O curso é oferecido em dois períodos, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. As turmas são formadas por 30 alunos, e as aulas são iniciadas após o fechamento de cada turma.
O programa do governo federal prevê ainda a inserção de até 30% dos qualificados nos cursos no mercado de trabalho por meio de parcerias com a iniciativa privada. “Muitas pessoas não têm emprego pela falta de qualificação, já que as empresas exigem a parte técnica que garante a inserção na área”, explica a encarregada do cadastro único, Regina Bastazin Rodrigues.
Para participar do programa, a pessoa tem de ser membro de família beneficiária do Bolsa Família, ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. As inscrições podem ser feitas na sede da Sedesc, que fica na Avenida Redenção, 271, Centro. O telefone para informações é 4126-3778.
Da Prefeitura de São Bernardo