São Bernardo terá escola técnica do Senac em 2014
Unidade terá vários cursos e outros espaços
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) vai inaugurar a segunda unidade educacional no ABCD em 2014. São Bernardo foi a cidade escolhida para abrigar as novas instalações, que devem consumir R$ 10 milhões. A escola deverá atender 15 mil alunos por ano em cursos técnicos.
A nova unidade da Região será instalada em um terreno de 3,5 mil m² concedido pela administração pública por um período de 50 anos. O projeto do prédio está em fase final, mas a previsão é de que sejam construídos 40 ambientes educacionais, desde laboratórios, salas especiais que atendam às várias áreas dos cursos oferecidos, auditório para eventos, biblioteca aberta à comunidade e também um espaço de desenvolvimento social.
De acordo com a gerente de operações do Senac São Paulo, Ana Maria de Ascenção, a população do ABCD terá acesso a uma moderna infraestrutura para educação profissional, com ampla programação de cursos de habilitação e especialização técnica, aperfeiçoamento, capacitação profissional e de extensão universitária. “Basicamente, os cursos que serão oferecidos na unidade devem contemplar as áreas que apresentam maior potencial de contribuição para a comunidade e a economia local, como administração geral, gestão de pessoas, marketing e vendas, informática, aplicativos, computação gráfica, saúde, desenvolvimento local e meio ambiente, nutrição, redes e infraestrutura, visagismo e beleza”, disse.
A executiva antecipa que haverá programas de educação social na unidade de São Bernardo. “Já está programado o curso “Aprendizagem e Educação para o Trabalho”, que prepara jovens de baixa renda, de 15 a 21 anos, para inserção no mercado de trabalho”, explica. A gerente do Senac-SP destaca que empresas contribuintes do comércio terão descontos exclusivos para o desenvolvimento de seus funcionários e para atividades educacionais de melhoria de sua gestão.
“Atualmente, as empresas devem incentivar seus colaboradores a fazer novos cursos e a nossa expectativa é de que possamos contar com muitos trabalhadores em nosso quadro de alunos nos próximos anos”, finalizou. Na Região, o Senac tem uma unidade instalada em Santo André.
Do ABCD Maior