São Bernardo vacina mais de 13% dos idosos na Campanha contra a gripe

Os moradores de São Bernardo com mais de 60 anos que ainda não se vacinaram devem se dirigir às 31 UBS, de segunda a sexta-feira, até o próximo dia 8

No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em idosos, sábado (25), São Bernardo do Campo vacinou 9.743 pessoas, ou seja, 13,15% dos munícipes com mais de 60 anos. A meta da cidade é vacinar 59.290 idosos até 8/5, que corresponde a 80% da população idosa do município, que é de 74.113 pessoas.

Os moradores de São Bernardo com mais de 60 anos que ainda não se vacinaram devem se dirigir às 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento de cada UBS. A vacina irá prevenir contra a gripe, reduzir o índice de hospitalização e complicações respiratórias causadas pela doença, como a pneumonia.

As equipes de profissionais dos asilos e casas de repouso já foram orientadas e aplicarão a vacina a partir desta terça-feira (28), sempre com o enfermeiro como responsável técnico. Ainda é possível o cadastro de pessoas acamadas, sem condições de locomoção para atendimento em domicílio. É necessário que os familiares entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica.

Para tomar a vacina, as pessoas devem estar munidas da carteira de vacinação. A Secretaria da Saúde também pretende atualizar a vacina dupla adulto que protege contra a difteria e o tétano.

A vacina contra a gripe não provoca a doença. Se a pessoa ficar gripada logo após a vacinação significa que ela já estava contaminada e não houve tempo suficiente para a atuação da vacina. Na aplicação a pessoa pode ter um mal-estar geral, febre e dor no local, sintomas que passam rapidamente. Mais informações pelos telefones 4128-7745 e 4128-7744.

Da Prefeitura de São Bernardo