São Paulo recebe mais 120 ônibus elétricos e mira uso de biometano

Capital paulista já soma 841 veículos a energia limpa e prepara edital para incluir combustível renovável na frota

A cidade de São Paulo colocou mais 120 ônibus elétricos em circulação na quarta-feira (23) e deu mais um passo para diversificar a matriz energética do transporte público. Além da nova leva de veículos, a Prefeitura anunciou que vai lançar, até 20 de agosto, um edital para incorporar o biometano — combustível obtido a partir de resíduos orgânicos — ao sistema municipal. Com os novos coletivos, a frota de ônibus movidos a energia limpa da capital chega a 841 unidades, a maior do país, de acordo com o monitoramento da plataforma internacional E-Bus Radar.

Cada novo ônibus elétrico substitui o uso anual de 35 mil litros de diesel e evita a emissão de 87 toneladas de CO₂, o que, na conta da Prefeitura, representa algo como o trabalho de 6.400 árvores. Os modelos entregues incluem os eBásico e ePadron 13 metros, com carrocerias Caio e Marcopolo e tecnologias fornecidas por empresas como BYD, Mercedes-Eletra e Marcopolo. Eles vêm equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e entradas USB, e serão operados por cinco empresas nas zonas Norte, Sul, Oeste e Noroeste da capital.

A compra dos 120 veículos elétricos foi viabilizada por meio de financiamento com o BNDES (69 unidades) e com a Caixa Econômica Federal (51). Um tema que gerou muita discussão e atrasou o cronograma de entrega foi a preparação da infraestrutura de recarga nas garagens. Nesse sentido, a prefeitura está preparando a instalação de sistemas de armazenamento de energia (BESS) em sete garagens municipais. Os projetos-piloto já estão prontos e devem contemplar cerca de 400 ônibus com 44 carregadores.

A ideia é reduzir a dependência da rede elétrica convencional e facilitar a operação dos elétricos. Além disso, o uso do biometano — combustível com emissão próxima de zero — deve ser incorporado à frota com apoio da iniciativa privada. O edital de chamamento público para fornecimento desse gás está previsto para ser lançado ainda neste inverno.

Do InsideEVs