saúde

Sobre a igualdade e os diferentes

Como parte do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos a união civil entre pessoas do mesmo sexo é também um dos pontos geradores de polêmica e, portanto, deverá ser alvo dos segmentos mais conservadores da sociedade no sentido de impedir que o tema ganhe destaque e desencadeie um amplo debate social.
Na questão da união civil entre pessoas do mesmo sexo temos que necessariamente separar o que é preconceito e o que é realidade. A própria expressão “mesmo sexo” demonstra uma distorção, pois nela estamos passando apenas a conotação do sexo determinado biologicamente pelos nossos órgãos sexuais, ou seja, pelas características físicas.
Isso significaria tratar seres humanos como meros animais, sem levar em conta os fatores psíquicos, sociais e culturais que caracterizam os humanos e os diferem das outras espécies.
O que estamos demonstrando é que pessoas iguais fisicamente, quando vistas pelas suas características psicoafetivas, emocionais e sociais, podem ser absolutamente diferentes. Não aceitar essa diferença é no mínimo preconceituoso. Não tolerar a diferença é uma questão antisocial, que foge da esfera do debate e implica em ação repressiva do Estado Democrático, laico e aberto à convivência pacífica de todos os cidadãos livres para decidirem sobre seus corpos, seus desejos e suas opções sexuais.
Ao defendermos o direito à união civil das pessoas, independentemente de suas opções sexuais, estamos apenas defendendo a cidadania.
Estamos aceitando a vida como ela é. Garantindo a todos o direito à vida, à felicidade e à integração social. Preservando o direito de pessoas unirem-se sob um mesmo teto, trabalharem, construírem e partilharem bens e direitos sociais sem nenhum constrangimento.
Isso é totalmente diferente de se falar em casamento gay que, embora signifique a mesma coisa, é carregado de uma conotação de pecado, de anormalidade e até de doença, ou seja, carregada de um preconceito que não pode mais ser aceito em uma sociedade que se propõe moderna, socialmente avançada e destinada a um papel de liderança no cenário mundial.
Saiba mais sobre esse assunto, informe-se. Leve essa discussão para sua comunidade, para sua família, para sua igreja e para seu local de trabalho.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente