saúde

Diarréias de verão

Muitas pessoas têm tido problemas com diarréias fortes, acompanhadas de febre alta, dores no corpo, vômitos e até alergias na pele. Em muitos casos relacionam a doença com recentes viagens ao litoral ou mesmo com passeios em algum parque ou no final de semana. Em geral, os primeiros acometidos foram as crianças, mas depois todos da casa acabaram por contaminar-se.
As causas dessas diarréias, mais freqüentes no verão, são em geral as bactérias ou alguns vírus, como o chamado rota-vírus, que contaminam a água, os alimentos crus e até mesmo alimentos cozidos, mas mantidos sem refrigeração e a temperaturas mornas por algumas horas, como acontece nos restaurantes por quilo.
A transmissão geralmente se dá pelo contato com uma pessoa doente, que contamina os alimentos e a água. Nas temperaturas mais altas esses microorganismos se reproduzem rapidamente e, assim, os alimentos passam a ter potencial alto para infectar outras pessoas.
No caso específico do rota-vírus a contaminação também se dá pelo ar e pela saliva, mas a forma mais freqüente é transmissão pelo contato das mãos.
Dessa forma, alguns cuidados básicos podem prevenir eficazmente contra a chamada diarréia de verão. Lave sempre as mãos com água e sabão, oriente as crianças que são as principais afetadas a fazerem o mesmo. Além disso, é bom evitar colocar as mãos na boca e nos olhos sem antes lavá-las cuidadosamente.
Evite ainda comidas que ficaram expostas por mais de 15 a 20 minutos em temperatura ambiente ou fora da geladeira, evite lugares com grande quantidade de pessoas, aglomerações e comidas de ambulantes. Evite também banhos de mar em praias sujas e com muita gente.
Em caso de diarréia procure hidratar-se bebendo água fervida ou filtrada, soro caseiro e procure um médico em caso de febre e vômitos, principalmente nas crianças. Bom verão com muita saúde.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente