Saúde e OLT

Saúde e segurança no trabalho dependem da organização no local de trabalho em Comitês Sindicais, Cipas, Comissões de Fábrica ou Sistemas Únicos de Representação.

Organização faz a diferença

A organização e a disposição para a luta por melhores condições de saúde e segurança fazem uma enorme diferença nas empresas onde essa atuação é forte.

O resultado é a redução do número dos acidentes de trabalho e sua gravidade, com redução de fatores de adoecimento como o cansaço, a fadiga, a pressão, o autoritarismo e o estresse.

Essas melhorias se refletem numa vida com mais qualidade, com menos doenças e sofrimento e mais dignidade.

Formação faz acontecer

Nosso Sindicato trabalha com essa meta e com essa perspectiva para a área da saúde.

Para isso investe na consolidação de representações dentro das fábricas e na qualificação desses representantes.

Com mais conhecimentos e acúmulo de experiências eles melhoram suas ações nas questões relativas à saúde, segurança e meio ambiente.

Um número expressivo de trabalhadores, representantes e militantes que passam pelo curso anual de ergonomia, que já está na sua quinta turma, e também pelos seminários mensais de saúde e trabalho, já é uma força que começa a alterar a realidade em muitas empresas.

Novas tecnologias virão

Ainda neste semestre novos instrumentos vão estimular este debate, como o Recurso Audiovisual Interativo (RAIO) e o Maping.

Esses novos instrumentos foram elaborados pelo projeto Vidaviva do qual nosso Sindicato é um dos idealizadores e colocarão a saúde, o trabalho e a vida na pauta das discussões dos trabalhadores no chão das fábricas, no Sindicato e na comunidade.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente