Saúde e política
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Saúde e política tem várias imbricações na vida social. O SUS e as vacinas são ótimos exemplos que damos para o mundo. O SUS coordena o transplante de órgãos no Brasil e o caso do apresentador Fausto Silva, relativamente recente, ficou famoso pela excelência desse sistema.
No Rio de Janeiro, recentemente, seis pacientes receberam transplantes de órgãos contaminados pelo vírus HIV. Um deles morreu. Vários testes clínicos são feitos para garantir o sucesso do transplante, mas neste caso os testes específicos foram feitos por laboratório particular, de parente de um político.
A Anvisa descobriu ainda que o laboratório (PCS Labs Saleme) não tinha kits dos exames, nem apresentou documentos comprovando a compra, o que levantou a suspeita de que os testes não foram feitos e que os resultados tenham sido forjados.
A suposta biomédica, que assinou os laudos, estava foragida e resolveu depor à polícia. O laboratório diz que a mesma fraudou documentos de biomedicina e patologia, necessários à profissão.
O atual presidente da Câmara dos Deputados queria que esse político, um deputado federal e parente dos responsáveis deste laboratório, ocupasse o ministério da saúde no governo atual. Por isso, não se pode bobear com políticos, nem esquecer seus feitos.
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente