Saúde e qualidade de vida
Ao longo dos anos temos considerado a saúde não apenas como a ausência de doenças, mas o resultado das ações que proporcionam a qualidade de vida das pessoas.
Nesse contexto, cabe a pergunta: o que vem a ser qualidade de vida?
Qualidade de vida deve significar satisfação das condições básicas e que complementam as necessidades dos seres humanos. Isto envolve questões relacionadas ao bem-estar físico, mental, psicológico e emocional. Envolve, também, a participação e relacionamentos sociais com amigos, colegas de trabalho, familiares e, fundamental, oferta de serviços adequados de saúde e educação, distribuição de renda e condições dignas de moradia e habitação e muitos outros serviços capazes de proporcionar vida humana digna.
O chamado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), é a medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade no que diz respeito às questões de educação, saúde e renda. Para alguns, mede o nível de qualidade de vida dessas sociedades.
Para garantir uma boa qualidade de vida devemos adotar hábitos saudáveis, tais como cuidar bem do corpo, ter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, ter tempo para o lazer, entre outros hábitos que possibilitem ao indivíduo estar e sentir-se bem.
Esse estar bem e sentir-se bem, são capazes de promover manifestações de bom humor que acarretam benéficas consequências para o indivíduo e acabam por fazer com que se sinta capaz de exercer controle sobre sua própria vida.
Na próxima semana completaremos esse ciclo comentando o tema “QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO”.
Comente este artigo. Envie um e-mail para dstma@smabc.org.br
Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente