Saúde é tema do congresso II

Limite para a competitividade tem de ser a preservação da saúde do trabalhador

O tema Competitividade e Saúde, desafio para o movimento sindical, será debatido em uma das mesas do 4º Congresso dia 5 de julho, sábado, a partir das 9 horas.

Presença ilustre

Dentro da nossa política de utilização da ergonomia como fonte de conhecimento sobre os impactos do trabalho sobre as pessoas, estará na mesa o Prof. Dr. Laerte Idal Sznelwar, médico do trabalho, doutor em ergonomia pelo CNAM, Conservatoire National dês Arts e Métiers, de Paris – França, e atual coordenador do curso de pós graduação em ergonomia da POLI – USP.

Por que ergonomia

Quem tem acompanhado nossas discussões sabe perfeitamente que ergonomia não é só desenho. Discutimos as formas de organização do trabalho e da produção, a polivalência, o adensamento do trabalho que tem levado cada trabalhador fazer o trabalho de três ou quatro. Acima de tudo temos discutido profundamente as formas de gestão que tem imposto uma brutal pressão por metas, por comprometimento e até pela preservação do próprio emprego.

Desafio é de todos

Chegou a hora do debate e da transformação da proposta em trabalho efetivo.

Você que está por dentro do assunto, venha contribuir. Para você que não tem participado desse debate, não perca a oportunidade de conhecer esta discussão. Ela certamente lhe interessa, pois é sobre a sua vida e o seu trabalho que iremos falar.