Saúde, trabalho e vida
Qual a relação entre o trabalho e a nossa saúde? Como essa relação influencia nossas vidas? – O novo seminário de saúde e trabalho, que substituiu o antigo seminário de CIPA, tem como objetivo iniciar essa discussão e desafiar os trabalhadores, militantes, cipeiros, membros de comissões de fábrica e diretores a encarar um tema de importância fundamental para todos e que, infelizmente, só está sendo discutido pelas empresas.
Trabalhador doente é prejuízo certo – Como não temos demonstrado interesse, as empresas espertamente pensam, decidem o que é melhor para nós e investem pesado na “nossa saúde”.
Dessa forma, garantem enormes ganhos de produtividade e qualidade, reduzem absenteísmo, baixam custo com perdas em acidentes e doenças, ganham competi-tividade e lucratividade.
Saúde para as empresas é a preservação da nossa capacidade produtiva. A ausência de doenças que possam atrapalhar seus negócios é lucro certo.
Tudo em nome da produção – Ginástica laboral, alimentação saudável, higiene corporal, perda de peso, combate à hipertensão, à dependência química, enfim, programas de “melhoria da qualidade de vida”, são investimentos seguros e muito rentáveis para as empresas, mas são fatores de muita pressão sobre os trabalhadores.
Mais tarde, quando os impactos de toda essa armação começarem a se manifestar na forma de doenças físicas e psíquicas, seremos nós os culpados. A empresa “boazinha” fez sua parte.
E você, o que pensa disso?
Vamos discutir saúde e vida no trabalho ou nos contentaremos em sermos síndicos das doenças?
Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente