Scania avança nas vendas de caminhões e supera Volvo

 

Enquanto a maioria das fabricantes de caminhões aguarda o reaquecimento das vendas, Scania e International mostram números expressivos de crescimento avançando no ranking do segmento.

De acordo com dados da Anfavea, a Scania apontou alta de 67,8% nas vendas do primeiro bimestre ante o mesmo período do ano passado, somando 2 mil 643 unidades. O volume garantiu a tomada da quarta posição no ranking, ultrapassando a Volvo, que encerrou o período com 36 unidades a menos, na quinta colocação. Com volumes tão próximos de vendas, a participação de mercado de ambas as fabricantes está no patamar de 12%.

A International também registra bom desempenho diante de um mercado que ainda se encontra em queda. No acumulado dos dois primeiros meses a fabricante somou 127 caminhões vendidos, 29,6% acima do volume do mesmo intervalo de 2013.

A MAN Latin America preservou a liderança no mercado no primeiro bimestre pelas 6 mil 260 unidades vendidas, queda idêntica ao do mercado, 7,8% ante o bimestre de 2013. A vice-líder, Mercedes-Benz amargou recuo de 20,7% na mesma comparação, somando pouco mais de 5 mil caminhões.

Sem ameaças próximas, a Ford garantiu a terceira colocação no ranking pelas 3,3 mil unidades negociadas, o que representou queda de 19% na comparação com o acumulado dos dois primeiros meses do ano passado.

Com 1 mi 660 caminhões vendidos a Iveco registrou queda de 20% no primeiro bimestre ante igual período de 2013, mas segue na sexta posição no ranking.

Na oitava colocação, a Agrale vendeu 84 unidades, retração de 17,6% na mesma comparação, enquanto a Hyundai apontou alta de 550% no período totalizando 39 unidades.

Ônibus
 A Mercedes-Benz manteve a primeira colocação no ranking de vendas de chassi de ônibus nos dois primeiros meses, embora tenha registrado forte retração, acima de 40% com relação ao mesmo período do ano passado.

Com queda bem menor, 1,7% na mesma base de comparação, a MAN segue na vice-liderança do segmento com pouco mais de 1,3 mil unidades comercializadas.

A única empresa a registrar desempenho positivo no primeiro bimestre foi a Agrale, que dobrou seu volume de vendas alcançando 1,2 mil chassis vendidos, confirmando-se na terceira posição do ranking.

Na quarta colocação a Volvo viu suas vendas caírem 29,2% com relação do bimestre do ano passado. No mesmo ritmo a Iveco registrou recuo de 28,3% com 152 unidades, ficando com a quinta posição no ranking.

Com 43% de queda nas vendas em relação ao bimestre do ano passado, a Scania ficou na sexta colocação, com 98 unidades negociadas. Em igual comparativo, a International também teve vendas menores, 69,2%.

 

Da Agência Autodata