Scania desenvolve bateria para caminhões elétricos com vida útil de 1,5 milhão de quilômetros

Em parceria com a Northvolt, a Scania apresentou na Europa uma nova célula de bateria para caminhões pesados totalmente elétricos. De acordo com a montadora, nos testes realizados durante o desenvolvimento, a célula de íons de lítio demonstrou uma vida útil de até 1,5 milhão de quilômetros.

Para a Scania, isso é excepcional, já que o equipamento poderá ser usado durante toda a vida útil média do caminhão, sem necessidade de substituição por tempo de uso. Desde 2017, a Scania e a Northvolt se uniram para desenvolver e comercializar uma célula de bateria para veículos comerciais pesados.

Agora, a parceria e sua estreita colaboração se concretizaram, pois, a célula está sendo produzida na fábrica da Northvolt Ett, no norte da Suécia. Além disso, ainda neste ano, a Scania inaugurará uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde as células da bateria serão montadas em baterias para o início da produção de caminhões elétricos pesados.

“Hoje é um marco no caminho para um sistema de transporte sustentável. O futuro do transporte pesado é elétrico e, para permitir a mudança e continuar cumprindo nossa promessa de marca premium para os clientes, a Scania precisa de células de bateria de alto desempenho para nossos caminhões elétricos. Decidimos um requisito para a célula permitir uma vida útil de 1,5 milhão de quilômetros para um veículo Scania de serviço pesado. Os testes mostram que esse requisito pode não apenas ser atendido, mas também superado”, diz Christian Levin, CEO da Scania.

Do Blog do Caminhoneiro