Scania híbrido movido a energia solar entra em testes na Europa

A Scania começou a testar um caminhão híbrido elétrico que está rebocando uma carreta coberta de painéis solares. Os testes estão sendo feitos nas rodovias da Suécia, e acontecem após dois anos de pesquisas realizadas entre a Scania, a Universidade de Uppsala, a Eksjö Maskin & Truck, a Midsummer, a Ernsts Express e a Dalakraft.

Para as empresas envolvidas no projeto, a utilização da energia solar pode reduzir significativamente os custos operacionais e as emissões de poluentes, já que o caminhão pode produzir sua própria energia. O caminhão é usado em um projeto de pesquisa para verificar a energia solar gerada e o quanto as emissões de poluentes diminuem com o uso dos painéis solares. Os pesquisadores desenvolveram painéis solares novos, mais eficientes e mais leves para caminhões.

Eles também estudam como os caminhões podem interagir com a rede elétrica já existente e apresentam novos modelos do que acontecerá se vários caminhões como este estiverem conectados à rede elétrica. Praticamente toda a estrutura da carreta está coberta com painéis solares de alta eficiência, que podem produzir a mesma quantidade de eletricidade que uma casa. De acordo com a Scania, o caminhão poderá rodar mais de 5 mil quilômetros por ano apenas com a eletricidade gerada por meio dos painéis.

Em países onde a quantidade de luz solar é mais abundante, como no sul da Europa, essa autonomia pode ser duplicada. Além de rodar com a energia gerada, o caminhão também poderá ser usado para abastecer a rede elétrica. Quando as baterias estiverem completamente carregadas, o veículo parado pode ser conectado à rede elétrica e fornecer energia para os moradores, com o dono do veículo recebendo por isso. Isso pode ser particularmente útil durante operações de carga e descarga, onde o veículo pode ficar parado por muitas horas.

Do Blog do Caminhoneiro