Scania já tem 60% da produção de caminhões do 1° trimestre de 2024 vendida
Com a retomada das vendas de pesados a partir de agosto, empresa espera recuperar participação no ano que vem
A Scania começa 2024 acelerada. A montadora já tem em contratada 60% da sua produção do primeiro trimestre, informou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “O último trimestre deste ano já vimos uma recuperação do mercado. 2023, que começou com muitas incertezas, vai terminar com a melhora em todos os segmentos. Agora, não falta carga, já temos encomendas para o início de 2024”, disse o executivo.
Nucci acrescentou que a carteira de pedidos para o segundo trimestre do ano também já está de cerca de 30% tomada. Com a boa demanda para o início do próximo ano, Nucci estima que a companhia deverá crescer cerca de 14%, acompanhando o mercado em que a Scania está inserida, acima de 16 toneladas.
“Nos últimos anos houve um represamento das vendas por causa da pandemia, por isso, os negócios que ocorreram em 2023 foram para renovação da frota. Agora, já vemos um movimento de ampliação”, disse o executivo. Até novembro deste ano, a Scania vendeu 10,85 mil caminhões entre semipesados e pesados, ante um licenciamento de 11,65 mil unidades no mesmo período de 2022, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Outro negócio que deve crescer em 2024, conforme o executivo, é o de locação de caminhões. Segundo ele, hoje, a frota locada é de 40 veículos, mas, para o primeiro trimestre do próximo ano já está prevista a entrega de 20 a 30 veículos que estarão disponíveis para o aluguel. Nucci ressaltou que o braço de locação da companhia, o Scania Locação, segue a mesma estratégia de oferecer a solução completa para o cliente. A Scania tem uma rede com 165 pontos de vendas sendo ao todo 14 concessões, informou Nucci.
Do Automotive Business