Scania lança nova linha de motores Euro 6 e promete economia de até 8%
Scania afirma que até 2025 todos os seus caminhões terão os motores Super
A Scania apresentou a nova linha de motores Euro 6. Além de reduzir a emissão de poluentes, a fabricante promete uma economia de até 8% no consumo de combustível. A empresa ressaltou que ainda é grande a dependência de motores a combustão movidos a diesel. É por isso que a empresa decidiu investir R$ 1 bilhão no desenvolvimento e produção dos novos motores no Brasil.
“Infelizmente ainda precisamos usar o diesel, então é bom que a gente o faça da forma menos poluente possível”, declarou Paulo Genesini, gerente de sustentabilidade da marca. A linha formada por 370, 450 e 500 trazem motores de 13 litros, que chegam a uma economia de combustível de até 2%. A caixa G25 de 14 marchas (incluindo uma super reduzida e outra overdrive) é mais leve e possui relações mais longas, ajudando a reduzir até 75 kg no peso total.
Na gama de semipesados, a linha de motores XPI tem potencias de 250 até 360 cv, incluindo propulsores de 7 litros e 9 litros. O grande destaque é a linha de motores Super, que esteve no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, em setembro. Os motores Super possuem cabeçote único com duplo comando de válvulas. A engenharia da Scania aumentou a pressão de pico no cilindro para proporcionar uma combustão mais eficiente.
Segundo a Scania, a promessa é de uma redução de até 8% no consumo de combustível. A empresa diz que os bons índices de consumo fizeram a autonomia melhorar mesmo com a adoção de tanques menores. A Scania promete que todos os caminhões terão motores Super até 2025.
Do Autos Segredos