Scania lança ônibus hÃbrido plug-in com até 80 km de autonomia elétrica
Novo modelo combina motor diesel de 13 litros, dois motores elétricos e bateria recarregável
A Scania, fabricante sueca de ônibus e integrante do Grupo Volkswagen, apresentou sua primeira plataforma de ônibus hÃbrido plug-in (PHEV), ampliando a eletrificação no transporte coletivo e rodoviário. A novidade combina um motor diesel de 13 litros com dois motores elétricos e uma bateria de alta voltagem, recarregável por carregador rápido DC, oferecendo uma alternativa mais limpa para viagens dentro de cidades com zonas de emissões zero.
O sistema PHEV é voltado tanto para ônibus urbanos quanto para rodoviários, mas, segundo a Scania, é nos veÃculos de longa distância que ele faz mais sentido. A bateria de 89 kWh, desenvolvida internamente, permite rodar até 80 km apenas com energia elétrica. Quando necessário, o motor diesel pode ser desligado, permitindo operação totalmente elétrica em áreas urbanas.
Os dois motores elétricos entregam juntos 389 cv, enquanto o motor diesel está disponÃvel em versões de 420 ou 460 cv. Embora a Scania não seja a primeira fabricante de ônibus a oferecer um modelo hÃbrido plug-in — a polonesa Solaris e a chinesa King Long já têm opções similares —, o modelo destaca-se pelo foco em reduzir emissões em trajetos urbanos e pelo equilÃbrio entre operação elétrica e combustão em viagens mais longas.
A adoção de soluções hÃbridas plug-in em ônibus mostra que a eletrificação do transporte coletivo está se expandindo globalmente. Enquanto ônibus totalmente elétricos já existem, a alternativa hÃbrida muitas vezes se mostra mais rápida e econômica para implementação, especialmente em rotas que combinam trechos urbanos e rodoviários. E falando em ônibus eletrificados, no Brasil a Scania já apresentou seu chassi de ônibus elétrico urbano, inclusive, com a preparação para produção nacional mais adiante conforme a demanda avançar.
Do InsideEVs