Scania leva a melhor no ranking de caminhões pesados

Fabricante participou com quase 30% das vendas no segmento

No recorte das vendas de caminhões pesados, faixa mais representativa do mercado do segmento, com 53% dos emplacamentos de um total de 37,2 mil unidades vendidas nos quatro primeiros meses do ano, a Scania se sobressai dentre as seis marcas que participam. De acordo com os dados da Anfavea, a fabricante acumulou 5,8 mil licenciamentos no período, volume que além de expressar um crescimento de 78,5% sobre igual intervalo do ano passado, representou 29,5% dos 19,8 mil pesados entregues.

A Volvo vem logo atrás com quase 5,6 mil caminhões pesados vendidos. O número, que tal qual a conterrânea rival revela expansão, de 24,2%, participou com 28,2% dois emplacamentos da categoria. A Mercedes-Benz foi a terceira fabricante que mais vendeu pesados no primeiro quadrimestre ao anotar 3,3 mil licenciamentos, 16,6% das vendas do segmento. Mas ao contrário das suecas, o volume negociado pela marca da alemã Daimler traduziu queda de 24,1%.

Outra que se mantém em crescimento é a DAF, quarta montadora no ranking das vendas de pesados. De janeiro a abril, a fabricante de Ponta Grossa (PR) acumulou 2,5 mil unidades licenciadas, alta de 23% e participação de 13% nos emplacamentos da categoria.

Ao vender no primeiro quadrimestre 1,8 mil pesados, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acabou anotando queda 14% nas entregas de pesados. O volume registrado permitiu fatia de 9,3% nas vendas. Por fim, a Iveco também apurou baixa, de 17,3%, com 664 caminhões pesados negociados ou 3,3% de participação nos licenciamentos da classe.

Do AutoIndústria