Scania mostra viabilidade do uso de remanufaturados na linha de montagem de caminhões

Projeto integrou caixa de câmbio na programação de produção de fábrica na Suécia

Em uma iniciativa pioneira com foco na economia circular, a Scania demonstrou a possibilidade de reutilizar componentes remanufaturados diretamente na linha de produção. A caixa de transmissão remanufaturada Milestone foi submetida às mesmas etapas de testes de qualidade, funcionamento e equipamentos da linha de câmbios montados com peças inteiramente novas. O componente atendeu todos os requisitos que, ao final, ficou “tão bom quanto novo”, conforme destaca a Scania.

Além do reaproveitamento, o processo de produção apresentou vantagens ambientais. Pelas contas da fabricante, embora as taxas de substituição durante a remanufatura da caixa de câmbio possam variar entre 10% e 100%, a depender do desgaste, a transmissão em particular consumiu em torno de 50% menos material e reduziu em 45% as emissões de carbono se comparado ao processo realizado apenas com peças novas.

Até agora a remanufatura é ofertada pela indústria como estratégia no pós-venda, como também para atingir metas climáticas com a contribuição da economia circular. “Esta caixa de câmbio remanufaturada é um exemplo convincente de como a fabricação de veículos pesados ​​pode se tornar mais sustentável, circular e eficiente, mantendo os mais altos padrões de qualidade”, resume em nota Fredrik Nilzén, chefe de Sustentabilidade da Scania.

O projeto iReGear ocorreu entre setembro de 2023 e maio de 2024 e foi financiado pela Vinnova, a agência de inovação da Suécia. O projeto foi coordenado pelo KTH Royal Institute of Technology, envolvendo a Scania e a Scandinavian Transmission Service AB.

Do AutoIndústria