Scania planta raízes na China
Inauguração de complexo industrial amplia presença global e reforça atuação no maior mercado de caminhão do mundo
A Scania dá passo determinante na sua rede global de produção ao inaugurar fábrica em Rugao, província de Jiangsu, em torno de 200 km de Xangai. Resultado de investimento de € 2 bilhões, um dos maiores já aplicados pela fabricante, o complexo industrial surge após 60 anos de atuação na China e representa o terceiro polo global da marca, depois das instalações de Södertälje, na Suécia, e das de São Bernardo do Campo (SP).
A operação nasce em área de 800 mil m², com capacidade para 50 mil veículos/ano e 3 mil empregos locais. Mais que os números, no entanto, a Scania se torna a primeira fabricante ocidental a obter licença para produção completa de caminhões em fábrica 100% própria.
O novo complexo foi projetado para integrar o Sistema Modular Traton (TMS), o que permite à operação escalar, adaptar e inovar conforme demandas e mercados. A fábrica chinesa se dedicará à linha global de produtos, em configurações de cavalo-mecânico e caminhões rígidos, além da gama inédita Next Era, desenvolvida especificamente para atender o transportador chinês em aplicações rodoviárias de longas distâncias.
As entregas da produção de Rugao começarão no fim de 2025, e o Next Era será lançado no primeiro semestre de 2026. A fábrica atenderá tanto o mercado local quanto externos na Ásia e outras regiões.
Do AutoIndústria