Scania produzirá ônibus a etanol para a Capital

Prefeito Gilberto Kassab fez anuncio nesta quinta-feira para a produção inicial de 50 veículos

A fábrica da Scania em São Bernardo vai produzir ônibus movidos a etanol aditivado para linhas municipais da Capital. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25/11) pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM), ao assinar protocolo de intenções para a compra dos veículos. A meta de Kassab é substituir 30% da frota de coletivos municipais por ônibus movidos a etanol, mas de imediato apenas 50 unidades serão produzidas.

O combustível será fornecido pela União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo – que firmou um contrato com a Prefeitura garantindo o fornecimento do etanol aditivado por 70% do preço do diesel, atual principal combustível da frota da capital paulista.

O secretário de Transportes da Capital, Marcelo Cardinale Branco, informou que o acordo foi necessário para que variações de preço do etanol não prejudicassem a operação, tornando-o ainda menos competitivo que o diesel. Mesmo com o preço definido, a quilometragem por litro do etanol é menor que a do diesel. Por isso, o valor a ser pago para as empresas que optarem por esse combustível será cerca de 3% maior que o referente ao diesel para cobrir os custos da operação.

Branco revelou que o valor, será pago com o dinheiro arrecadado em multas aplicadas pelos radares habilitados a verificar o cumprimento da inspeção veicular.

Os testes feitos com um ônibus movido a etanol na cidade, de acordo com a Prefeitura, mostraram uma redução de 80% na emissão de gases do aquecimento global, 90% na emissão de material particulado e a ausência de emissão de enxofre. O veículo percorreu 25 mil quilômetros na cidade desde dezembro de 2009 e não apresentou falhas, de acordo com a administração municipal. 

Do ABCD Maior