Scania projeta vendas de 20 mil caminhões em 2024

O cenário para a Scania é promissor. De janeiro a setembro deste ano, a empresa vendeu 14.048 caminhões a partir de 16 toneladas no Brasil, sendo 13 mil deles pesados. Esse desempenho representa um crescimento de 70,5% em relação aos 8.240 caminhões vendidos no mesmo período de 2023, garantindo à empresa uma participação de 19,6% nas vendas totais de 91.098 unidades de pesados e semipesados.

Até dezembro, a expectativa é alcançar 20 mil unidades, conforme anunciado pelo CEO e presidente da Scania Brasil, Simone Montagna. “Se a previsão se concretizar, esse será o melhor resultado de vendas da empresa desde 2013, quando a Scania comercializou 19.900 caminhões no país.”

O resultado marca a superação das dificuldades enfrentadas pela companhia — juntamente com outras fabricantes de caminhões e ônibus no Brasil — durante a transição da tecnologia Euro 5 para Euro 6, a partir de janeiro de 2022. Essa mudança encareceu os preços dos caminhões em até 30%, resultando em perda nas vendas.

Para ajudar a atingir suas metas de crescimento, a Scania aposta em novidades para sua linha de caminhões. Os lançamentos serão exibidos na Fenatran 2024, na maior feira de transporte de cargas da América Latina, que acontecerá de 4 a 8 de novembro em São Paulo. Apesar de ter dobrado suas vendas de semipesados de um ano para o outro, passando de 535 unidades nos nove primeiros meses de 2023 para um pouco mais de 1.000 unidades no mesmo período deste ano, a Scania ainda possui uma participação modesta nesse segmento.

Do Transporte Moderno