Scania quer liderar transição para veículos mais sustentáveis no Brasil
Em entrevista à EXAME, a montadora fala sobre a importância de opções como o gás natural para atingir um mercado eletrificado
O discurso da eletrificação está amplamente disseminado entre as montadoras, mas os desafios para atingir vendas expressivas de veículos elétricos — especialmente pesados — ainda são monumentais. Neste cenário, a Scania quer liderar a transição desse rentável mercado, com foco no caminhão movido a gás.
Desde o final de 2018, a montadora vem trabalhando com a nova linha de caminhões a gás no país. De lá para cá, foram 70 unidades vendidas em contratos customizados com grandes empresas. O primeiro caminhão do gênero na mineração será usado pela Gerdau; no setor de cana-de-açúcar, pelo grupo São Martinho; e na coleta e compactação de lixo pela empresa TB Green, o primeiro na história com essa função e utilizando biometano, combustível à base de matéria orgânica.
Segundo Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania, várias tecnologias estão surgindo na indústria automotiva e os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais destaque. Porém, além dos desafios de infraestrutura para recarga, em um país com dimensões continentais, os modelos com bateria são muito mais caros — o item chega a custar o preço de um caminhão inteiro –, o que acaba muitas vezes inviabilizando o investimento por parte do transportador.
Ainda em setembro, a montadora apresentou na Europa sua primeira linha de caminhões totalmente elétricos, voltados para o transporte urbano, o que amplia o alcance da estratégia rumo a um portfólio mais verde. “Vemos uma retomada do mercado muito mais ‘verde’. A procura por soluções mais sustentáveis está crescendo.”
Da Exame