Scania tem Brasil como maior mercado e prevê crescer 15% em 2021
Para 2021, Scania projeta crescer 15% no mercado de caminhões e recuperar as perdas de 2020 nos segmentos de semipesados e pesados
O Brasil é o maior mercado para Scania no mundo. Dessa forma, a marca pretende aumentar em 15% suas vendas de caminhões no País em 2021. Logo, a projeção está em concordância com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Com relação aos ônibus, a marca sueca projeta crescer 13%. Nesse sentido, a Scania mantém um novo ciclo de investimentos no Brasil. Ou seja, a marca injetará mais R$ 1,4 bilhão nas operações no mercado brasileiro entre 2021 e 2024.
Mesmo com a crise causada pela covid-19, a Scania manteve os projetos previstos durante 2020. Ou seja, o lançamento da linha de caminhões a gás e da série especial Heróis da Estrada, limitada a 350 unidades – vendidas em apenas 20 dias. Bem como o lançamento de um caminhão 10×4, apostando na retomada do mercado vocacional, e o início dos testes do ônibus a gás, que acaba de ser lançado. Como resultado, a marca emplacou em 2020, 8.712 caminhões, sendo 70 movido a gás. E vendeu 394 ônibus e 1.830 motores.
Entretanto, na comparação com as vendas de caminhões em 2019, a fabricante perdeu participação de mercado. Ou seja, ficou com 12,9% nas categorias em que atua – de pesados e semipesados. Assim, a marca encerrou 2019 com 24,6% de participação e quase 13 mil veículos emplacadas. Segundo o vice-presidente das operações comerciais da marca no Brasil, Roberto Barral, a redução nas vendas está relacionada ao sistema de produção. Logo, não há estoque.
Nesse sentido, a Scania anuncia que lançará uma nova geração de caminhões com a tecnologia do acelerador inteligente no segundo semestre. Assim, esses caminhões serão 20% até mais econômicos que os da geração atual. Ou seja, apenas a tecnologia da aceleração inteligente responderá por cerca de 5% de redução do consumo de diesel.
Do Estradão