Scania testa sistema da ABB que reduz tempo de recarga à metade

A ABB E-mobility desenvolveu solução que reduz à metade o tempo para que veículos pesados elétricos recarreguem suas baterias. O primeiro teste foi realizado pela Scania, parceira no projeto, que busca a adoção da solução para sua próxima geração de caminhões elétricos. O objetivo foi demonstrar a viabilidade técnica da recarga de alta corrente, primeiro passo para o futuro sistema de carregamento megawatt, ou MCS.

Segundo a ABB E-mobility este primeiro passo resultará na adoção progressiva de carregadores de alta potência, começando em 1,5 mil amperes e, eventualmente, estendendo-se para o escopo completo do MCS de até 3 mil amperes: “Este é um padrão de carregamento no qual a Scania e a ABB E-mobility investiram e foram fundamentais para o desenvolvimento em colaboração com a CharIN”.

A ideia é que o caminhão elétrico da Scania seja conduzido por 270 minutos com pausa de 45 minutos para a recarga e mais outra jornada igual, de 270 minutos, será concluída, num total de nove horas de operação. Devido ao tamanho das baterias o carregamento rápido e de alta potência é essencial.

A partir deste ano a Scania pode oferecer caminhões com o conector pré-padrão MCS para clientes com necessidades específicas e pronunciadas, com o início da produção previsto para 2024.

Da AutoData