Sebrae: crise não afetou emprego nas médias e pequenas empresas
Segundo a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (2), 69% dos entrevistados não demitiram funcionários no último quadrimestre de 2008
A crise econômica e financeira global não afetou de forma relevante as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras em relação ao número de postos de trabalho, mas causou redução na demanda e no faturamento. A constatação foi feita pelo Sebrae Nacional, com base em sondagem realizada na primeira quinzena de março, em que foram ouvidos aproximadamente 3 mil empresários.
Segundo números da pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (2), 69% dos entrevistados não demitiram funcionários no último quadrimestre de 2008. Mas para 55% dos empresários, houve redução no número de clientes, com consequente diminuição no número de vendas, apontada por 70% dos entrevistados. O faturamento também caiu, na opinião de 69%.
Para enfrentar esse cenário de retração, 23% apostam na ampliação do negócio, 21,2% mostraram interesse em investir em marketing e 21,2% disseram que pretendem buscar novos mercados.
Em relação ao crédito, 63% dos empresários disseram que foram afetados pela crise e 65% dos entrevistados afirmaram que não houve necessidade de recorrer a empréstimos. Quanto aos juros do sistema financeiro, 35% acreditam que vão diminuir, 34% afirmaram que as taxas vão permanecer as mesmas e 31% disseram acreditar que as taxas vão aumentar.
O presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, senador Adelmir Santana (DEM-DF), disse que é preciso facilitar o crédito para os pequenos negócios e fazer com que o dinheiro chegue aos pequenos empresários. “O esforço do governo através dos bancos oficiais tem sido o de valorizar os pequenos negócios, mas temos indicativos de que o dinheiro não está chegando na ponta”, afirmou.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, disse que a entidade está concluindo uma pesquisa específica sobre a situação do crédito no País. Ele adiantou, no entanto, que nos postos de atendimento do Sebrae a percepção por parte dos pequenos empresários é de que estão aumentando as dificuldades de acesso ao crédito. Segundo Santos, nos primeiros meses deste ano, 20% dos empresários atendidos pelo Sebrae manifestaram preocupação com a obtenção de crédito.
Da Agência Estado