Secretaria da Saúde realiza 1a Oficina de Humanização
A política de humanizar o atendimento está de acordo com que de mais moderno se pratica nacionalmente e envolve, entre outras coisas, reorganizar a maneira como se realiza os trabalhos
Tornar mais humano, acolhedor e qualificado o atendimento prestado em toda a rede de saúde da São Bernardo do Campo. Esse foi o objetivo básico da 1ª Oficina de Humanização – Refletindo, Vivenciando e Praticando, aberta pelo secretário de Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira (274), no Teatro Elis Regina, Bairro Assunção. O encontro contou com a presença de mais de 300 funcionários do setor, entre médicos, enfermeiros, gestores públicos e agentes comunitários.
Segundo Chioro, a política de humanizar o atendimento está de acordo com que de mais moderno se pratica nacionalmente e envolve, entre outras coisas, reorganizar a maneira como se realiza os trabalhos. Ele aponta quatro pontos como essenciais para se chegar a bom termo nessa humanização. Primeiro, é necessário melhorar a ambiência, que não envolve apenas o espaço físico, mas, segundo ele, “um conjunto de intervenções que propiciam prazer, conforto e dignidade ao trabalhador da saúde e a quem está sendo atendido”.
Um bom acolhimento é outro fator de humanização, assim como gestão participativa – que envolva também médicos, enfermeiros e demais agentes nas decisões – e educação e qualificação permanente do funcionalismo. Para o secretário, esse último item é importante e sua meta é fazer com que o funcionário considere, no futuro, enriquecedora a experiência de ter trabalhado em São Bernardo.
Depois da palestra da manhã, o evento seguiu à tarde com seis grupos de discussão específicos que envolveram em torno de 150 pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde, outras oficinas serão realizadas periodicamente de forma a envolver todos os funcionários do setor.
Da Prefeitura de São Bernardo