Secretaria de Mobilidade Elétrica deverá impulsionar eletrificação no Brasil

O MME, Ministério de Minas e Energia, criou uma Secretaria de Mobilidade Elétrica com o objetivo de marcar um ponto de inflexão nas políticas públicas dedicadas à eletrificação veicular no Brasil. Foi Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, quem transmitiu a informação durante o Seminário Brasil Eletrificação e Descarbonização, promovido por AutoData, destacando que a estrutura já foi oficialmente publicada e aguarda apenas a nomeação de seu titular.

“É um passo importante. Estamos esperando, agora, a indicação do titular, e sua posse, a estrutura da secretaria, e aí passaremos a atuar. A ABVE vai participar muito forte oferecendo subsídios para que, dentro da estrutura do governo federal, tenhamos condições de avançar em políticas de eletromobilidade”.

A criação da secretaria responde a uma demanda histórica do setor e promete facilitar a interlocução da indústria com o governo, algo especialmente relevante diante da chegada massiva de montadoras chinesas ao país. Segundo o presidente da ABVE quando se tem uma secretaria especializada fica mais fácil levar as questões da mobilidade elétrica para dentro das estruturas governamentais de forma mais estruturada.

A nova secretaria deverá trabalhar em conjunto com o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, para apoiar a cadeia nacional de fornecedores na absorção das novas tecnologias: “A indústria brasileira precisa se inserir, precisa tirar proveito dessa transformação. A gente sempre teve bons clientes na América do Sul e não podemos deixar que outros países entrem no nosso mercado com a facilidade com que estão entrando hoje”.

Da AutoData