Secretaria de Transportes revê projeto de avenida na Vila São Pedro

Córrego Saracantan terá novas galerias para minimizar problemas de enchentes no local

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo (SMT) anunciou que fará a revisão do projeto de canalização do córrego Saracantan e da pavimentação da Avenida Amazonas, na Vila São Pedro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (01/4), após vistoria realizada no local com o prefeito Luiz Marinho, uma equipe da secretaria responsável pelo projeto e vereadores da cidade.

A obra, que prevê a canalização, alargamento e pavimentação da avenida, foi paralisada pela SMT após estudos da secretaria apontando que a intervenção não seria suficiente para solucionar o problema de enchentes no local. “Fizemos a revisão do projeto para retomá-lo com uma solução definitiva”, afirmou a secretária de Transportes, Patrícia Veras.

O problema encontrado durante a obra foi a galeria que estava em execução, que não possui largura suficiente para o volume de água que passa pela região. O chefe do Executivo criticou a forma como a obra foi conduzida na gestão passada. Para ele, as intervenções foram feitas de forma eleitoreira. “Tudo foi feito de qualquer jeito, sem planejamento. É algo inadmissível, que teremos de corrigir”, criticou Marinho.  

A solução encontrada foi a criação de uma ala auxiliar ao lado da que estava em andamento, além da construção de uma galeria com as dimensões apropriadas no trecho da avenida, que ainda não possui um sistema de escoamento de água. “Se continuássemos com a obra da forma que foi projetada, ela não resolveria o problema existente. O córrego transbordaria do mesmo jeito”, afirmou Veras. Também está prevista a construção de um coletor de esgoto no local.

Com a revisão, o custo da obra será de R$ 14 milhões, com recursos da própria Prefeitura. Já o prazo de entrega, antes estipulado em 12 meses, será prorrogado com previsão para julho de 2010.

Da Prefeitura de São Bernardo