Secretário de Economia Solidária participa de debate no Sindicato

“Economia solidária é o conjunto de formas de produção, consumo e crédito sem a separação entre trabalho e capital. São empreendimentos cooperativos em que todos que trabalham são donos e todos os que são donos trabalham”.

É desta forma que o economista e professor da Universidade de São Paulo, Paul Singer, define o trabalho da pasta que comanda, a primeira na história de um governo brasileiro. Aliás, a criação de uma secretaria de Economia Solidária foi iniciativa do próprio presidente Lula.

Singer falará sobre o tema depois de amanhã, a partir das 18h, na Sede do Sindicato, onde participa da gravação do Tribuna no Ar, o programa de rádio dos Metalúrgicos do ABC.

O assunto interessa a toda a categoria já que o Sindicato está envolvido em uma série de projetos de recuperação de empresas falidas através da formação de cooperativas de trabalhadores.

Para Singer, a secretaria que comanda deve estimular o crescimento e a consolidação da economia solidária no Brasil. “Isto já está acontecendo nos últimos cinco, dez anos. Provavelmente vai continuar ocorrendo porque todo programa social do governo tem a ver com economia solidária”, afirma.

O professor acredita que a secretaria terá uma participação ainda maior nos programas do governo federal, mas lembra que existem dificuldades para implantar a economia solidária, principalmente devido a falta de financiamento.

Para superar este problema, Singer defende a criação de cooperativas de crédito para apoiar os programas que ainda serão desenvolvidos.

O programa será apresentado no próximo dia 16, ao meio-dia, pela Rádio ABC-AM 1570 Khz. Participe da gravação vindo à Sede nesta sexta-feira.